Cidadania Digital
Boa tarde malta!
O tema do post de hoje é uma cidadania digital e os cuidados que devemos ter enquanto os utilizadores das tecnologias. Espero que gostem e que principalmente cumpram o vosso dever.
“A Cidadania Digital é o uso responsável e apropriado da tecnologia” - Mike Ribble
A Cidadania Digital trata-se do direito de acesso democrático às ferramentas tecnológicas em todas as possibilidades, mas, ao mesmo tempo, do respeito às normas definidas para o seu uso correto.
Baseando-me na citação anterior, Mike Ribble fez referência a alguns elementos que permitem o uso correto das tecnologias. Esses elementos contribuem para uma cidadania consciente e ativa de cada um de nós.
Acesso Digital - todos nós devemos ter as mesmas oportunidades de participação no universo digital. Essa acessibilidade deve ser possível a todos nós, ou seja, a cidadãos de diferentes classes, regiões e faixas etárias, configurando-se como igualitária e equilibrada. É dos elementos mais importantes a nível social pois visa o combate à exclusão digital.
A Literacia Digital que corresponde aos processos de aprendizagem e ensino relativo às propriedades e aos usos dos recursos tecnológicos. É importante que todas as pessoas conheçam as tecnologias disponíveis e as suas funções, tendo em vista os seus interesses e objetivos.
A Comunicação Digital é um outro elemento importante pois destina-se às formas de trocas de informação entre os utilizadores dos ambientes virtuais. Por meio das mídias digitais, e-mails, redes sociais e outros espaços de interação online, as pessoas podem comunicar-se com outras em qualquer lugar do mundo, o que é útil não só para a aproximação entre elas, mas também para atividades comerciais, educativas e de utilidade pública.
A Etiqueta Digital consiste num conjunto de padrões que devem ser orientados procedimentos e condutas nos meios digitais. Faz parte do elemento da cidadania digital o uso de linguagem apropriada.
Segurança Digital (autoproteção) - o utilizador deve ter precauções, utilizando dispositivos com softwares antivírus e outros mecanismos de segurança, bem como inserir senhas de difícil acesso (com números, letras maiúscula e símbolos) nos seus equipamentos e contas.
Comércio Digital diz respeito às transações de compra e venda de produtos e serviços que são feitos pelo meio do ambiente digital. Como uma estratégia de facilitar e tornar mais barato as compras os negócios digitais são vantajosos, mas devem ser feitos apenas em sites seguros.
A Saúde e bem-estar Digital refere-se à manutenção e à criação de condições físicas e psicológicas favoráveis aos cidadãos digitais. Trata-se da busca do equilíbrio entre o uso das tecnologias e a promoção de hábitos saudáveis.
Direito e Responsabilidade Digital - os utilizadores têm de ajudar a que a tecnologia seja usada de forma adequada. Numa sociedade digital, estas duas áreas (direitos e responsabilidades) têm de trabalhar em conjunto para que todos possam ser eficientes e bem-sucedidos.
Lei Digital - o uso não-ético manifesta-se sob a forma de roubo e / ou crime. O uso ético manifesta-se respeitando as leis da sociedade. Aceder ou usar informação do outro, transferir ilegalmente músicas, publicar fotografias sem o consentimento da pessoa em questão, plagiar, criar vírus, enviar spam ou roubar identidade ou propriedade de qualquer pessoa não ético.
Para terminar, gostaria com este texto de alertar os utilizadores das tecnologias para os aspetos importantes que foram lecionados anteriormente e que respeitassem os seus direitos bem como os dos todos. Para usufruir de uma sociedade digital saudável temos de fazer por ela e cada um de nós tem um papel importante nesse objetivo.
Comments
Post a Comment