Licença Creative Commons
Boa tarde malta!
Preparados para mais um post? Hoje vamos falar de Licença Creative Commons para ficarmos a saber melhor o que são e para que servem. Espero que gostem!!
Então, o que é Creative Commons?
A Creative Commons é uma entidade sem fins lucrativos criada para promover mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. A ideia é possibilitar que um autor ou detentor de direitos possa permitir o uso mais amplo de suas obras por terceiros, sem que estes façam infringindo as leis de proteção à propriedade intelectual.
Com uma licença Creative Commons, um compositor pode permitir que outros artistas utilizem algumas de suas composições criando uma mistura de ritmos, por exemplo; um escritor pode disponibilizar um artigo e permitir que outros autores ou utilizem, seja publicando o material em outros meios, seja aplicando parte do conteúdo em um novo texto, seja utilizando o original com algumas mudanças, enfim.
Mas quais são os símbolos da Creative Commons: CC, BY, ND, NC e SA?
Temos, essencialmente, cinco símbolos, cada um com significado diferente, é claro. Note também que esses símbolos são associados a pares de letras. Assim, se você preferir, pode usar essas letras em vez dos símbolos. Vamos a eles:
- CC (CreativeCommons): é o mais óbvio, pois indica que a licença usada é Creative Commons;
- BY (Atribuição): se esse símbolo estiver presente, significa que você deve dar os devidos créditos ao autor ou responsável pela obra, devendo inclusive fornecer um link para a licença e indicar se realizou alterações no material;
- ND (SemDerivações): você até pode criar obras derivadas a partir do material original, mas não distribuí-las como tal;
- NC (NãoComercial): você pode usar o material, mas não para fins comerciais (será necessário negociar com o autor para isso);
- SA (CompartilhaIgual): se você criar obras derivadas, terá que distribuí-las sob a mesma licença usada na original
Assim, se eu usar uma licença CC BY , por exemplo, significa que eu permito o uso, a distribuição e a derivação do meu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que os créditos sejam devidamente dados.
Caso eu use uma licença CC BY-SA , estou dizendo a mesma coisa, só que exijo que a obra derivada seja compartilhada com uma licença igual, ou seja, tenha as mesmas condições que eu usei.
Outro exemplo: a licença CC BY-NC-ND possibilita o uso da obra e o compartilhamento mediante a privilégio dos créditos, mas não permite a criação de obras derivadas e uso para fins comerciais. Essa é uma forma de licenciamento mais restritiva da Creative Commons.
A licença que eu aplico ao conteúdo do InfoWester é, como você já viu, a CC BY-NC-SA . Com ela, eu permito o uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja absoluto de créditos (BY), licenciamento das criações sob condições idênticas (SA) e aplicação não comercial (NC).
Obrigada por terem estado atentos a mais um post! Espero ter ajudado a compreenderem melhor as licenças para as utilizarem nos vossos trabalho no futuro!
Beijinhos!
Comments
Post a Comment