Formatos de Ficheiros
Boa tarde malta!
Bem-vindos a mais um post! O tema de hoje é "Formatos de Ficheiros". Vamos abordar um pouco este tema para percebermos melhor do que se trata...
"O que são técnicas de compactação com perdas e sem perdas?"
A compactação de dados é o ato de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo. Essa operação é realizada através de diversos algoritmos de compreensão, estabelece a quantidade de Bytes para representar u dado texto ou imagens.
O termo compreensão sem perdas de dados é utilizado quando a compressão, seguida da descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. É normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e a fidelidade da imagem são importantes. Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG 2000, TIFF.
Já a compressão com perdas de dados ocorre quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Os casos usados em que a portabilidade e a redução da imagem são mais importantes que a qualidade, sem no entanto menosprezar esta. Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG, compressão Fractal, compressão Wavelet.
Formatos de Imagem Bitmap
BMP
O BMP é um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compactação. Um ficheiro BMP é um ficheiro de bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada.
GIF
GIF (Graphics Interchange Format) é outro formato bastante popular na internet, sendo lido por muitos programas. Este formato gera arquivos de tamanho reduzido, sendo utilizado com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessita de muitas cores. Um GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só. O seu formato é 8 bits, o que significa que as imagens em GIF possuem apenas 256 cores. O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
JPEG (Joint Photographic Experts Group) é um método de compressão de imagens fotográficas e também é considerado como formato de arquivo, oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e sua distribuição. O JPEG é comumente utilizado na criação de imagens em casas digitais, já que possui a capacidade de trabalhar com cerca de 16,8 milhões de cores (24 bits).
PDF (Portable Document Format) é um formato portátil para documentos desenvolvidos por Adobe Systems e muito usado na Internet devido a sua versatilidade, facilidade de uso e tamanho pequeno. Um documento PDF tem a mesma aparência, cor, tipo de imprensa, gráficos e formato que um documento impresso. Mesmo sem a permissão de edição do ficheiro que guarda, o PDF permite copiar textos e imagens do documento para outro arquivo. Este tipo de arquivo é muito utilizado na hora de compartilhar informação gráfica ou de texto.
PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens. O seu desenvolvimento foi motivado pela restrição de patente existente no formato GIF. Assim, o formato PNG tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão, entre outros. Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens.
TIFF
TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de ficheiro gráfico bitmap. Foi criado pela Aldus para uso no processo de impressão, porém agora é controlado pela Adobe. O formato TIFF é um antigo formato gráfico, permitindo armazenar imagens de bitmap de dimensão avançada sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou periféricos utilizados. O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (True color, até 32 bits por pixéis) bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores.
Espero mesmo que tenham gostado!
Beijinhos e até ao próximo post...
Webgrafia: http://luisemanuel99.blogspot.com/2016/11/formatos-de-ficheiros-de-imagem.html http://luisemanuel99.blogspot.com/2016/11/compressao-com-perdas-e-sem-perdas-de_16.html
Imagens do Google
Comments
Post a Comment